• Por Roseli R. Laranja - Psicóloga e Mediadora

Encontros e Desencontros sobre fazer Terapia


"Crianças sofrendo Preconceitos e Bullying porque faz Tratamento Psicológico"

"O que está acontecendo com a Inteligência da Geração Virtual?”

"Retrocesso da Humanidade ou Falhas nas Informações Aprendidas?"

"Porque essa Distorção de Conceitos?"

Existe uma preocupação atual sobre como os jovens estão interagindo com alguns conceitos formados sem um embasamento científico, valorizando opiniões construídas por pessoas que apenas supõe ser de um jeito, apresentam idéias sobre algo que já existe e que não condiz com a realidade de fato. Essa forma de propagar informações sem base sólida, apenas com embasamento em crenças pessoais, pode levar jovens a um caminho de desencontros frente a escolhas saudáveis e consequentemente um futuro comprometedor, podendo gerar até mesmo quadros diagnóstico severos de Ansiedade e Depressão.

Importante que Pais, Familiares, Professores, População em Geral estejam em estado de alerta sobre como suas crianças e adolescentes estão contextualizando alguns conceitos e formatando valores de vida, ao reconstruir opiniões após a prática de uma escuta ativa nas redes sociais. Nesse momento, estamos observando que “Crianças e Jovens estão sofrendo Bulling” quando “revelam estar em terapia com psicólogo”, ouvindo de seus amigos e colegas de escola que “Psicólogo é para Loucos”. Atenção para o “Retrocesso da Humanidade” ao desenvolver um pensamento tão obsoleto, tão antigo, desconsiderando todas as “pesquisas científicas já desenvolvidas para a atuação da Psicologia”.

Entendemos que a “internet” é um “meio de comunicação” importante “para todos”, e é “sabido dos alertas constantes” divulgados em programas de televisão, por profissionais especialistas, sobre:

Saber utilizar a ferramenta virtual para benefício próprio e não para sabotar suas necessidades básicas de saúde e de relacionamentos.

Saber formar opiniões a partir de seus próprios julgamentos e não absorver o julgamento de um desconhecido, alguém que apenas surgiu repentinamente no mundo virtual apresentando uma imagem atrativa com julgamentos próprios, surgindo como um vírus, propagando palavras que possam prejudicar uma cultura de jovens com perspectiva de um caminhar para evolução, induzindo uma nova geração de crianças e jovens a vivenciar uma desconstrução de valores de uma vida psíquica saudável.

Saber utilizar essa ferramenta como um meio de comunicação, como forma de aprendizado, buscando suas capacidades e habilidades cognitivas pessoais para questionar todo e qualquer conteúdo, principalmente os que são expressados por seres humanos que se apresentam sem base significativa contextual adequada, oferecendo apenas um visual de mídia atrativa.

Saber “buscar informações curriculares” dessas pessoas e da origem dessas informações que estão sendo propagadas, espalhadas como se fossem uma verdade soberana.

Saber praticar o entendimento da seriedade das consequências na população ao compartilhar informações, tendo o cuidado de analisar e desenvolver uma reflexão que faça sentido e que gere uma colheita de frutos positivos.

Saber exercer a “Função de Pais” vigiar e orientar seus filhos para um mundo que possa beneficiá-lo para uma vida futura ao invés de carregar a “sensação de congelamento” diante de uma situação que leva ao “sentimento de incapacidade” e possivelmente o “sentimento de culpa” num futuro próximo. Relevante “Conhecer a Psicologia” no seu contexto real e buscar as informações sobre as “diversas Linhas de atuação que o Psicólogo pode praticar”, que estas oferecem “ferramentas diferenciadas” que possibilita atender uma demanda de dificuldades e conflitos emocionais, quer seja de aprendizado, de relacionamento, profissional, dúvida ou escolha de carreira.

Enfim, entender que possa encontrar um “profissional com seguimento de atuação na psicologia” que seja compatível às necessidades do momento que esteja vivenciando, e possibilitar chegar à compreensão do que vem a ser um “Tratamento Psicológico”, desmistificando uma visão depreciada e inconsistente, que leva a preconceitos ditados por alguém que apenas deseja alcançar o sucesso usando o recurso da visibilidade nas mídias sociais.

#preconceito #psicologia #psicoterapia #questionamento #artigo

20 visualizações

ZONA SUL - SP

Av. Bosque da Saúde, 1061 - sala 112

Ed. Stella Offices

Jardim / Vila da Saúde

Contato Whatsapp Psiconergia Clínica | Zona Sul SP