• Por Roseli R. Laranja - Psicóloga e Mediadora

Enxergar o outro como ele realmente é

Por necessidade de sobrevivência, o ser humano precisa do toque de olhar, do ver, do sentir, do ouvir. Dedicamos a outras pessoas por amor, prazer, estabilidade financeira, moradia, atenção ... Vivendo papeis diversificados pais, filhos, avos, netos, tios, primos, amigos, namorados, empregados, vizinhos...


A necessidade e interesses adversos de troca nas relações é inerente ao ser humano. Queremos ouvir um “Eu te Vejo”, e não basta esse enxergar superficial, desejo que seja no seu mais profundo significado do contexto dessa atenção, desse afeto, desse reconhecimento, caso contrário bate a tristeza, a melancolia, o desrespeito.


Nesse caminhar de trocas nas relações acontece o Ato da Entrega, da Doação, da Confiança, depositando naquela pessoa uma crença de lealdade, de sinceridade, de probidade moral, como se em um viés de trocas em uma via de mão dupla.


De repente vem a descoberta de que as pessoas não são como imaginamos ou idealizamos em nossos pensamentos, são diferentes, que seus pontos de vistas, crenças, valores sobre lealdade, fidelidade e moralidade estão em um outro campo sistêmico de compreensão, diferentes percepções de dimensão de valores de vida, de educação, de cultura.

Nos orientamos pelo desejo e expectativa de possibilidades de um dia “sermos iguais”, sem

perceber que temos dificuldades de entender que “somos diferentes” e a convivência nessas diferenças pede para que nos coloquemos no lugar do outro, e se observar nesse lugar desse outro quais experiências de vida o levou a ser e estar na vida como se apresenta nesse momento, o que possibilita nos levar a um nível de dimensão mais elevada de compreensão sobre as relações, ou em um campo distante desse ideal para todos, podendo até mesmo em situações de conflito nos conectar com pensamentos perturbadores de incapacidade e desconfiança ou com pensamentos mais fortalecidos e equilibrados que nos conduza a paz interior.

ZONA SUL - SP

Av. Bosque da Saúde, 1061 - sala 112

Ed. Stella Offices

Jardim / Vila da Saúde

Contato Whatsapp Psiconergia Clínica | Zona Sul SP