Atendimento Psicológico Presencial
Procedimentos

Indicado em um primeiro contato para pessoas que desconhecem o trabalho do psicólogo, sendo que o tempo de duração poderá ser de até 20 minutos, sem custo, caso a intenção seja apenas para conhecer o local, a profissional, esclarecer dúvidas quanto à metodologia de trabalho no que se refere ao conhecimento da psicologia. Deve-se ficar claro que não se trata de uma consulta psicológica ou de uma entrevista de avaliação ou de psicoterapia e sim apenas uma oportunidade para conhecer o local e obter informações sobre o que é psicoterapia e seus procedimentos.

Prática utilizada para investigar e orientar sobre os procedimentos necessários para o tratamento. Podem-se utilizar recursos verbais, aplicação de questionário para coleta de dados do histórico de vida como facilitador para a compreensão do motivo da consulta, e contribuir na análise e na devolutiva inicial. Conforme demanda do caso poderá necessitar de vários encontros para que se possa realizar uma Avaliação Psicológica ou Avaliação Psicodiagnóstica mais precisa.

Procedimento realizado com sessões semanais, em qualquer faixa etária, a pedido médico ou pedagógico para avaliação diagnóstica das dificuldades e ou distúrbios psíquico de origem emocional, de aprendizagem, de comportamento e de conduta. Para tal procedimento pode ser utilizado recursos verbais e não verbais: Questionário para Coleta de Dados do Histórico de Vida como facilitador para a compreensão do motivo da consulta, para poder realizar a análise e a devolutiva com base em instrumentos precisos; Observações Comportamentais; Aplicação de Testes para avaliar o quociente emocional e intelectual; Vivências de Dinâmicas de Grupo. Esse processo de investigação para a integração de dados poderá ocorrer no tempo médio de 12 sessões podendo se estender mediante demanda do histórico de vida do cliente.

Sessões únicas, quinzenais ou esporádicas com Procedimentos Analíticos e Técnicas Terapêuticas que poderão ocorrer como: Orientação, Aconselhamento Psicoterápico, Psicoterapia Breve, ou em processo de alta.

Sessões semanais, com duração de até 90 minutos, atendendo as necessidades da demanda do histórico de vida do paciente, com elaboração de psicodiagnóstico e acompanhamento psicoterapêutico, utilizando recursos de Técnicas Terapêuticas.O tempo do tratamento poderá ser indeterminado, devendo ocorrer até o seu processo de alta, ou disponibilidade do paciente.

Recurso psicoterapêutico que poderá ser utilizado para atender a demanda do Tratamento Psicológico quer seja na Clínica, Escola, Empresa, Hospital, Social e ou Familiar.

O Relatório Psicológico é uma apresentação descritiva e/ou interpretativa acerca de situações ou estados psicológicos e suas determinações históricas, sociais, políticas e culturais, pesquisadas no processo de Avaliação Psicológica. Como todo documento, deve ser subsidiado em dados colhidos e analisados à luz de um instrumental técnico (entrevistas, dinâmicas, testes psicológicos, observação, escuta, intervenção verbal etc.), consubstanciado em referencial técnico-filosófico e científico, adotado pelo psicólogo. A finalidade do Relatório Psicológico será sempre a de apresentar resultados e conclusões da avaliação psicológica. Entretanto, em função da petição ou da solicitação do interessado, o Relatório Psicológico poderá destinar-se a finalidades diversas, como: encaminhamento, intervenção, diagnóstico, prognóstico, parecer, orientação, solicitação de acompanhamento psicológico, prorrogação de prazo para acompanhamento psicológico etc. Enfim, a solicitação do requerente é que irá apontar o objetivo último do Relatório Psicológico.

Tem como objetivo ajudar o indivíduo na busca de soluções mais adaptativas aos seus problemas, dentro do tempo mais breve possível. É orientada para objetivos claramente delimitados e para mudanças legítimas nas vidas das pessoas e não somente para autoconhecimento e apoio. Para a realização e sucesso da técnica o cliente deverá apresentar disponibilidade interna para lidar com situações de vida desagradáveis, interesse, curiosidade e participação ativa no processo terapêutico, com capacidade de interagir, expressar seus sentimentos e reconhecer seus sintomas.

 
 
 
 
 
 
 
 

Atendimento intensivo prestado por um ou mais profissionais da área de saúde mental, tendo início imediatamente após o atendimento de emergência.

 
 

Assistência Terapêutica mediante hora marcada, em tempo integral.

 

Verbais e Não Verbais

Expressão e Percepção Corporal Diálogo, percepção, reflexão, compreensão, relaxamento, respiração, massagens, auto-massagens, expressão corporal, fantasias dirigidas ou práticas lúdicas e pedagógicas, que poderão ajudar a liberar suas energias reprimidas e atingir estados de consciência e memórias passadas, facilitando o contato com a causa de alguns desconfortos físicos – orgânicos – emocionais.

Testes

Personalidade
Projetivos
Avaliação do Quociente Emocional Intelectual

Práticas Lúdicas 

Buscar a criança interna através da utilização de jogos e brinquedos possibilitando o resgatar do brincar e conseqüentemente o reaprender a relaxar, e ainda reeducar sua postura frente a situações de conflitos e tensões emocionais, facilitando assim sua interação com o meio ambiente.

Vivências teóricas e práticas tendo como recursos materiais ludopedagógicos como leituras, jogos, brinquedos, sucatas

Vivências teóricas e práticas tendo como recursos materiais pedagógicos e sucatas.

Relaxamento

Reeducar a respiração e a percepção das tensões corporais.

Expressão Corporal

Atividades que envolvem aprimorar a percepção dos órgãos sensoriais, inclusive desenvolver o equilíbrio e a harmonia física-psíquica-emocional utilizando-se de recursos técnicas de espelho, mimicas, música.

Percepção Corporal

Técnicas de observação e sensibilização que possibilitem facilitar dificuldades de interação em situações de toque, incluindo orientação quanto a exercícios que envolvem técnicas de relaxamento, de movimento, massagem e auto-massagem.

 

Espaço Terapêutico e Preventivo com atividades e práticas, corporais, lúdicas, pedagógicas e técnicas terapêuticas que envolvem a leitura da expressão corporal e de suas emoções, possibilitando reeducar o comportamento através do autoconhecimento, abrir novos canais de movimentos espontâneos e criativos que poderão ser utilizados para a construção do seu real potencial humano, facilitar o contato com a causa de alguns desconfortos físicos – orgânicos – emocionais, e ainda proporcionarem avaliar o seu grau de estresse e aprender a relaxar.

Oficinas Terapêuticas Psicopedagógica e Educacional
Espaço aberto para diálogo, reflexão e compreensão das dificuldades encontradas nos cotidianos das inter-relações pais e filhos, professores e alunos, educadores, cuidadores em geral, considerando suas necessidades básicas nas relações afetivas e emocionais que envolvem a educação no contexto sócio – econômico – cultural.

Objetivo

Identificar as dificuldades básicas encontradas no modelo de aprendizagem que impede a evolução educacional dentro do contexto esperado pelo meio social, considerando os aspectos cognitivos, orgânicos, emocionais, sociais e pedagógicos do estudante como um todo, possibilitando descobrir sua identidade e sua forma de expressão pessoal, e ainda, resgatar a sua relação com seus educadores.

Metodologia Interativa

Buscar fundamentos teóricos através de um movimento integrador de práticas e vivências, através da Intervenção com Técnicas Terapêuticas, com o intuito de levar o estudante à percepção de sua capacidade construtiva e seu potencial criativo.

Destina-se 

A crianças, adolescentes e adultos, com dificuldades de aprendizagem, dislexia, déficit de atenção, hiperatividade, TDA/H, timidez, medos, pânicos, TOC, Distúrbios Somáticos…

Oficinas Terapêuticas Corporal
Espaço aberto para vivenciar práticas corporais, com técnicas bioenergéticas, de respiração, relaxamento, massagens, auto-massagens, expressão corporal e fantasias dirigidas, que poderão ajudar a liberar suas energias reprimidas e atingir estados de consciência e memórias passadas – que possam estar conscientes ou inconscientes, relacionadas à sua dinâmica de vida atual – facilitando contato com a causa de alguns desconfortos físicos – orgânicos – emocionais.

Oficinas Terapêuticas Relaxamento
Espaço aberto para auxiliar a autopercepção dos diferentes níveis de tensões corporais, gerados pela associação de suas dificuldades de comunicação e de como lidar com suas emoções nas situações de stress do dia a dia, possibilitando a busca pela percepção de sua reeducação comportamental objetivando a percepção e o alívio de seus sentimentos e emoções.

ZONA SUL - SP

Av. Bosque da Saúde, 1061 - sala 112

Ed. Stella Offices

Jardim / Vila da Saúde

Contato Whatsapp Psiconergia Clínica | Zona Sul SP