Parceria 

Projeto Conviver Inclusão

Psicopedagoga

Neusa Venditte - Pedagoga e Palestrante | Psicoenergia

Neusa Venditte

  • Estimulação essencial

  • Apoio Pedagógico e Psicopedagógico para crianças em parceria com a escola e a família

  • Palestras e cursos de formação para educadores, estudantes de pedagogia e áreas afim em apoio a inclusão de todos os alunos com necessidades educacionais especiais ou apenas dificuldades na aprendizagem 

  • Apoio e orientação as famílias, com atendimentos, palestras e encontros semanais

  • Adaptação Curricular

  • Planos de ensino 

O Projeto Conviver defende em toda a sua fala e prática uma Inclusão que se baseia nas parcerias entre as Famílias, os Educadores e os Terapeutas, os três pilares principais desse processo  trabalhoso, porém muito gratificante de aprender a ensinar na convivência com as pessoas com alguma deficiência.

Nosso olhar e o nosso foco está sobre as Inteligências que todos têm e jamais sobre as deficiências.

Levantamos as áreas de maior habilidade, assim como as áreas de maior defasagem e de maior prontidão no momento para a aprendizagem e criamos o Perfil Psicoeducacional da criança.

A partir dele organizamos uma programação pedagógica e de estimulação global para o desenvolvimento de todas as habilidades e a internalização dos conceitos pré-requisitos da alfabetização.

Dessa forma a criança amadurece  e é preparada para a inclusão nas classes de ensino regular.

Oferecemos não somente a Avaliação do Perfil Psicoeducacional, mas também, conforme temos divulgado através dos nossos vídeos e fotos, o Apoio Pedagógico no horário alternado ao da escola, num atendimento especifico e individualizado para seu pleno desenvolvimento em parceria com toda a equipe multidisciplinar que atua junto à criança.

Desta forma, estamos alcançando nossos objetivos e realizando um trabalho que têm proporcionado construção de aprendizagem, parcerias dentro das escolas com os materiais estruturados e adaptados pelo Projeto Conviver e que têm sido de grande valor para esse processo.

Inclusão sem parceria e adaptação curricular não existe.

Ninguém aprende da mesma maneira, nem mesmo as crianças que não têm nenhuma deficiência,e, portanto jamais devemos avaliar todos os alunos da mesma forma.

Nosso olhar precisa estar naquilo que a criança já aprendeu, valorizando sua caminhada e suas conquistas e não como vem acontecendo desde sempre,  focando suas deficiências e impedindo seu crescimento.

Portanto, a avaliação principal deve recair encima da nossa atuação, estratégias e recursos utilizados.

A criança precisa ser alcançada e respeitada. Valorizada e estimulada.

E para isso precisamos nos preparar!

  • A Inclusão das Inteligências das Pessoas com Síndrome de Down ou Déficit Cognitivo

  • Atuação Pedagógica e Psicopedagógica no processo de aprendizagem das pessoas com TEA

  • TDAH Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade

  • A Neuropsicomotricidade os Transtornos Globais e a Aplicabilidade na aprendizagem das pessoas com altas habilidades

  • Instrumento de Avaliação Aplicada ao Perfil Psicoeducacional - PEP3

  • Larga experiência na área da Educação, com ênfase em Educação Inclusiva.

  • Dirige o Projeto Conviver Inclusão e o Apoio Pedagógico Especializado Conviver 

  • ATUAÇÃO
    Professora de Pós-Graduação em São Paulo, Porto Alegre e Nordeste nos módulos sobre Educação Especial com ênfase em TEA e Síndrome de Down; Neuropsicopedagogia e a Educação; A Psicomotricidade e as Altas Habilidades (Superdotação)


  • CURSOS MINISTRADOS
    Caxias do Sul – RS, Porto Alegre RS, Rio de Janeiro RJ, Friburgo RJ, Belo Horizonte – MG, Barbacena – MG, São Luiz do Maranhão, Fortaleza – CE, Ilhéus BA e todo o Sul da Bahia, São Paulo  SP, Juazeiro do Norte – Cariri,  Interior e litoral de SP, entre outras localidades.


  • FORMAÇÃO​
    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná.
    Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica, Hospitalar e Institucional.


  • EXPERIÊNCIA EXTRA
    Mãe de uma jovem com Síndrome de Down, chamada Juliana que hoje, aos 27 anos, encontra-se na fase de inclusão profissional. Essa maravilhosa experiência acrescenta muito à minha atitude e visão com relação ao meu trabalho com os familiares e professores de nossas crianças, por entender profundamente todo o processo pelo qual passam para uma verdadeira inclusão da criança na família, na escola, na sociedade. Definitivamente isso faz a diferença em minha vida e na vida de todos que tenho o prazer de conhecer, acompanhar e realizar a verdadeira Inclusão.

Apresentação Digital

ZONA SUL - SP

Av. Bosque da Saúde, 1061 - sala 112

Ed. Stella Offices

Jardim / Vila da Saúde

Contato Whatsapp Psiconergia Clínica | Zona Sul SP